Filosofia

A FILOSOFIA DO MOTOCLUBE BODES DO ASFALTO - FACÇÃO CASCAVEL, É O ESTILO E O PRAZER DE UMA PAIXÃO POR MOTOCICLETAS, ALIADA A UMA FRATERNIDADE ÚNICA, QUE ATRAVÉS DOS SEUS ENCONTROS, PASSEIOS E CONVÍVIO, PERMITE AOS MEMBROS E SIMPATIZANTES, UMA NOVA AMIZADE, ENRIQUECIMENTO CULTURAL E SOCIAL.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL E LUZ EM 2012.

DIA NO CINEMA



FICA AQUI O REGISTRO DO DIA NO CINEMA.   PROPORCIONADO PELA FACÇÃO CASCAVEL A 70 CRIANÇAS CARENTES QUE NÃO CONHECIAM ESTA FONTE DE CULTURA.  NA FOTO A AMIGA IZABEL QUE É COORDENADORA PEDAGÓGICA DA ESCOLA E ALGUMAS DAS CRIANÇAS QUE PEGAVAM O LANCHE ANTES DA ENTRADA NA SALA 01 DO SHOPPING WEST SIDE.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Confraternização mudou de Local - CASTELETTO MATELÂNDIA DOMINGO


Manos, nossa confraternização mudou de local.  
Vamos fazer no próximo domingo um passeio (indispensável) até o Castelelinho (Casteletto),
de Matelândia,  para almoçarmos lá (por adesão).
Agora é certo pois a previsão do tempo garante muito sol e calor.
Sairemos as 10 horas do Posto 03 Meninas (Praça da Bíblia/Prefeitura),
para que possamos chegar com tempo e conseguir bons lugares para todos.
Será muito bom com certeza,  melhor ainda se formos todos nós,  as cunhadas e os sobrinhos e todos os Amigos.  VAMOS FAZER POEIRA EM MATELÂNDIA...VAI SER MUITO BOM!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ATENÇÃO - ALTERAÇÃO DE NOVO DO NOSSO CALENDÁRIO !

ALTERAÇÕES POR MOTIVOS DE FORÇA MAIOR !
(AQUARELA NÃO ABRE MAIS NA QUINTA E SANTO CANTO FECHOU)


03/11/2011 - HAPPY HOUR NO BOLICHE - SHOPPING WEST SIDE -  20 HORAS.


06/11/2011 -  ENCONTRO DE MOTOS EM CAMPINA DA LAGOA -  SAÍDA ÀS 10:00 HORAS POSTO TRÊS MENINAS/PRAÇA DA BÍBLIA/AV BRASIL - PREFEITURA. (RETORNO AS 14:00 HORAS).


11/11/2011 -  SAÍDA PARA O EBAN 2011 -  SERRA NEGRA SP.- 6:00 HRS PRAÇA DA MATRIZ - MIL KM DE RODAGEM.


27/11/2011 - Festa do peixe feita  pela loja consciência e trabalho II nº 103 de Céu Azul


03 E 04/12/2011 - CONFRATERNIZAÇÃO 2011  DO MCBDA CVEL- SALTO DEL GUAIRÁ /TERRA ROCHA PR.

domingo, 16 de outubro de 2011

SURPRESA E NOVIDADES (CALENDÁRIO E FOTOS...)

Após vários dias de muitas chuvas e eventos,  estamos de volta com uma SURPRESA muito legal, nosso novo calendário e algumas fotos dos últimos passeios. Bom primeiro a SURPRESA, hoje pela manhã o Amigo Juvelino me informou que ele e o mano Terezinho estiveram na passeata do dia de Nossa Senhora Aparecida. Adivinha só,  ocorreu lá um sorteio para ver qual o grupo de motociclistas que no ano que vem adentrará a catedral com a imagem de Nossa Senhora, o Terezinho colocou nosso nome no pote, e pimba! A sorte brilhou pra nós graças a atitude do Terezo.   Fomos sorteados! Agendem Já,  ano que vem , chova ou faça sol, vamos cumprir esse compromisso juntos, se Deus assim permitir meus irmãos BODES DO ASFALTO.
Obrigado Terezinho e Juvelino, estaremos lá sim.

Bom, ainda temos ao final deste quadro, algumas fotos de nossa visita a Salto Del Guairá - Paraguay,  mas antes quero organizar nosso calendário para os próximos finais de semana e quintas-feiras de Happy Hour:

22/10/2011 -  PASSEIO À SALADA DE FRUTAS DA BR 277 - PRÓXIMO A GUARANIAÇU
23/10/2011 -  FESTA DO PEIXE - PROMOÇÃO ARCO ÍRIS - ASSOCIAÇÃO COPEL
27/10/2011 -  NOSSO HAPPY HOUR "FIM DE MÊS" - QUINTA FEIRA - BAR DO ALEMÃO
30/10/2011 -  FESTA DO LEITÃO A PARAGUAIA - LINHA SÃO SALVADOR - TOLEDO PR.
03/11/2011 -  NOSSO HAPPY HOUR "PRIMEIRA QUINTA FEIRA" - LANCHONETE AQUARELA.
05/11/2011 -  ACEITAMOS SUGESTÕES DOS MANOS VIA E-MAIL
11/11/2011 -  SAÍDA PARA O EBAN 2011 -  SERRA NEGRA SP -   MIL KM DE RODAGEM.

Pessoal,  as novidades são estas, gostaria que participassem daqui por diante com sugestões como solicitei acima, ok? Assim fica mais democrática a nossa programação. Seguem lá algumas fotos,  também gostaria que me enviassem aquelas que gostariam de postar aqui.  Todos podem participar, manos, cunhadas, sobrinhos, amigos,  enfim todos. Valeu! Abraço, Jack.






 

terça-feira, 6 de setembro de 2011

FOTOS DAS NOSSAS ÚLTIMAS ATIVIDADES

" ... QUÃO BOM É VIVER ENTRE IRMÃOS..."
NÃO CHORE POR NÓS ARGENTINA,  VOLTAREMOS!

DIRETORIA.

 AMOR DE IRMÃO!!!

 OLHA Á SEGURANÇA DOS MOTOBODES.

 INTERNACIONAL MESMO,  BRASILEIROS EM MOTO AMERICANA , NA ARGENTINA!!!

 OPS,  FALHA NOSSA!!!   A GASOLINA DOS HERMANOS ACABA MAIS RÁPIDO...RSSSRSSS.

 UMA VEZ JUVELINO, SEMPRE COMPANHEIRO, CHEGOU A GASOLINA PARA A SHADOW.

 
 ÉÉÉÉ  OOOOO   AAAMMOOOOOOOORRRRR!!!

 EN EL HOTEL LILIAN, PUERTO IGUAZÚ - MISSYONES - ARGENTINA.

 CADÊ O ALDO????

 
 TÁ AQUI!

 SUMIU DE NOVO?  BOM, MAS TÁ TODO QUASE TODO MUNDO AQUI, MENOS OS COMILÕES QUE PERMANECERAM NO RESTAURANTE.




 AQUI QUANDO ESTIVEMOS NA COSTELARIA, EM CASCAVEL.







sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Passeio a Guaraniaçu - Sábado 14 horas.

Brothers,
The Asphalt Goat Bikers will go to Guaraniaçu next saturday at 14th o'clock...  rsss
Asphalt Goat Bikers  é muito inglês pra mim  eheheh
Bom bodaiada,  tem passeio pra salada de frutas em Guaraniaçu neste sábado, com saída as 14horas.
Infelizmente, viajo de madrugadinha a trabalho hoje e não chegarei a tempo.
Por favor,  liguem pro Mano Dantas pra combinar o passeio,  eu já falei com ele e aí vocês combinam o local
da saída.  Sugiro o Posto Pegoraro da Av Brasil (próximo ao Centro de Convenções).
Bom Passeio a todos, ok?    Ahhh   vou atualizar o blog no final de semana, ainda não deu tempo.
Abraços 3x a todos!
Jack.


domingo, 14 de agosto de 2011

ALTERAÇÃO NA NOSSA AGENDA!

MANOS MOTOBODES,
Muito bem lembrado pelo MANO ANZOLIN,  O EBINHA TOLEDO.
Obrigatóriamente este entra na nossa agenda.
Bem como, um CHURRASCO  DE OVELHA, patrocinado pelo MANO JOSÉ DANTAS, que quer confraternizar-se conosco  UHHHUHHHH!!!
Lugar já tem,  vai ser na minha casa,ok?
Desta maneira nossa agenda ficou assim:
 - 20/08/2011  Almoço em Toledo - Centro de Convensões - Porco no Rolete (Convite da bodaiada de lá);
- 25/08/2011  Quinta-feira - Happy Hour Mensal - Bar do Alemão -  19:30 horas;
- 27/08/2011  Bate e Volta a Puerto Iguazú - Missyones - Argentina  (Saída 9:30 da manhã);
- 03/09/2011  Passeio a Guaraniaçu  -  Salada de frutas ;
- 10/09/2011  Ebinha Toledo;
- 17/09/2011  Ovelha Assada e Chopp - Local: Casa do Jack;

- 24/09/2011 Viagem Bate e Volta  Salto Del Guairá - Paraguay;
- 29/09/2011  Happy Hour Mensal -  Santo Canto -  19:30 horas. 
Boa Semana a Todos!
Jack Sékula.




sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dia dos Pais e Dia do Maçom. Nossa Agenda!

Dia dos Pais e Dia do Maçom. Nossa Agenda!
Manos,
Amanhã devido à comemoração do Dia do Maçom e por ser véspera do Dia dos Pais, não faremos passeio penssando em dedicar nosso tempo às famílias. Mas amanhã à tarde, lá pelas 15:30 hrs,  rsssss... vou lavar minha moto lá em casa. Os Manos, Sobrinhos e Amigos estão convidados para aquela boa conversa sobre motociclismo que conhecemos.
O tempo está escasso pra mim,  por isso resolvi fazer uma agenda antecipada de todos os eventos para este e o próximo mês, vejam abaixo:
- 13/08/2011  Lavar as motos na casa do coordenador (R.Jequitibá, 800 - Tropical);
- 20/08/2011  Almoço em Toledo - Centro de Convensões - Porco no Rolete (Convite da bodaiada de lá);
- 25/08/2011  Quinta-feira - Happy Hour Mensal - Bar do Alemão -  19:30 horas;
- 27/08/2011  Bate e Volta a Puerto Iguazú - Missyones - Argentina  (Saída 9:30 da manhã);
- 03/09/2011  Passeio a Guaraniaçu  -  Salada de frutas.
- 10/09/2011 Almoço Churrascaria Panorama  e  Bate e Volta a Matelândia  -  Pra visita o Mano Christian o   Mano João;
- 24/09/2011 Viagem Bate e Volta  Salto Del Guairá - Paraguay.
- 29/09/2011  Happy Hour Mensal -  Santo Canto -  19:30 horas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

ENCONTRO DO PRÓXIMO SÁBADO 06/08/2011.

Manos, Sobrinhos e Amigos
Vamos comer uma carninha? Sem espetar! rsrssss...
A intensão é nos reunirmos para almoçar e para combinar o passeio do sábado à tarde (se alguém tiver alguma ideia de onde irmos, por favor, divulgue pra gente no e-mail). 
Mas se a meteorologia não ajudar, ficamos por lá conversando, comendo e bebendo. Bebendo e comendo e conversando...comendo kkkk.
Vamos nessa Bodaiada,  às 12:30 hrs. do próximo sábado, o lugar é bom e tem bastante espaço para estacionar as motos, além disso, ainda não estivemos por lá juntos.  


COSTELARIA BARRACO DA COSTELA
R Jorge Lacerda 996 - Claudete
Cascavel, PR | CEP: 85811-350
 (45) 3039-0605

domingo, 24 de julho de 2011

Entrega das doações ao Asilo São Vicente,


Resolvemos publicar, de maneira rápida e discreta, a entrega dos donativos ao Asilo São Vicente de Cascavel PR.  
Com os valores que resultaram do Curso de Moto Segurança  realizado em maio deste ano e  a ajuda de alguns Manos e Amigos, conseguimos 54 pacotes de fraldas geriátricas, produtos para higiene pessoal e alguns agasalhos. 
Eu e o Willian,  agradecemos de coração a todos os que contribuíram, principalmente ao Dantas, que como coordenador estadual permitiu a doação dos valores que sobraram do curso de Moto Segurança. Desta forma o pouco que fizermos, trará imensa satisfação a todos. Além dos nossos passeios e viagens que deixam rastros de amizade, estamos colocando um outro sentido à  nossa União,  a solidariedade. 


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dia do Motociclista.

Manos/Sobrinhos e Amigos,
A previsão do tempo é boa , só 5% de possibilidade de chover no sábado dia 23 quando haverá passeata para abrir a semana do Motociclista.  A estratégia é nos reunir-mos na Praça da Bíblia às 8:45 hrs, pra nos organizar-mos e seguir na retaguarda, pra fechar o cortejo. rsss...  Depois do evento a idéia é beber alguma coisa pra matar a sede,  no posto mesmo, assim poderemos combinar um passeio a tarde e, bom, quem sabe um happy hour com as cunhadas e sobrinhos . O que acham? Ou, podemos também lavar as motos à  tarde eheh - TFA.'.  JACK_SÉKULA.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

HAPPY HOUR DO PRÓXIMO SÁBADO 09/07/2011.

VAMOS PASSEAR EM TOLEDO.
IREMOS A TOLEDO PARA FUNCIONAR AS MOTOCAS E LÁ FAREMOS NOSSO HAPPY.
SAÍDA: POSTO 03 MENINAS AS 15:30 HORAS
(SEM ATRASOS, POIS OS DIAS ESTÃO CURTOS E ASSIM EVITAREMOS PILOTAR À NOITE).
BRIEFING:  15: 20 HORAS  ( MOTOS ABASTECIDAS E PNEUS CALIBRADOS).
RETORNO:  17:00 HORAS.
ATENÇÃO MANOS,  QUEM ATRASAR ALCANÇA O GRUPO NA ESTRADA!
COMO DIRIA O BIG JORGE:  "VAMOS JUNTOS E VAMOS BEM!"

Estranho personagem, esse tal de MOTOCICLISTA...

Estranho personagem, esse tal de MOTOCICLISTA...
Fernando Drummond

Difícil crer que seja possível preferir o desconforto de uma motocicleta, onde se fica instavelmente instalado sobre um banquinho minúsculo, tendo que fazer peripécias para manter o equilíbrio e torcendo para que não haja areia na estrada. Como podem achar bom transportar o passageiro, dito garupa, sem nenhum conforto ou segurança, forçando o coitado a agarrar-se à pança do motociclista, sujeitando ambos a toda sorte de desconfortos, como chuva, ou mesmo aquela "ducha" de água suja jogada pelo carro que passa sobre a poça ao lado, ou de ficarem inalando aquele malcheiroso escapamento dos caminhões em uma avenida movimentada como a marginal Tietê, por exemplo, sem falar da necessidade de se utilizar capas, casacos e capacetes, mesmo naqueles dias de calor intenso. Isso tudo enquanto convivemos numa época em que os automóveis nos oferecem toda sorte de confortos e itens de segurança. Ar-condicionado, que permite que você chegue ao trabalho sem estar fedendo e suado; "air bags", barras laterais, cintos de três pontos, etc., que conferem ao passageiro uma segurança mais do que necessária; som ambiente; possibilidade de conversar com os passageiros (OS passageiros. ..) sem ter que gritar e assim por diante.

Intrigante personagem, esse tal de motociclista.
Apesar de tudo o que disse acima, vejo sempre em seus rostos um estranho e particular sorriso, que não me lembro de haver esboçado quando em meu carro, mesmo gozando de todas as facilidades de que ele dispõe.

Passei, então, a prestar um pouco mais de atenção e percebi que, durante minhas viagens, motociclistas, independente de que máquinas possuíssem, cumprimentavam-se uns aos outros, apesar de aparentemente jamais terem se visto antes daquele fugaz momento, quando se cruzaram em uma dessas estradas da vida.
Esquisito...

Prestei mais atenção e descobri que eles frequentemente se uniam e reuniam, como se fossem amigos de longa data, daqueles que temos tão poucos e de quem gostamos tanto.
Senti a solidariedade que os une. Vi também que, por baixo de muitas daquelas roupas de couro pesadas, faixas na cabeça, luvas, botas, correntes e caveiras, havia pessoas de todos os tipos, incluindo médicos, policiais, juízes, advogados, militares, etc. que, naquele momento, em nada faziam lembrar os sisudos, formais e irrepreensíveis profissionais que eram no seu dia a dia. Descobri até alguns colegas, a quem jamais imaginei ver paramentados tão estranhamente.

Muito esquisito...
Ao conversar com alguns deles, ouvi dos indizíveis prazeres de se "ganhar a estrada" sobre duas rodas; sobre a sensação deliciosa de se fazer novos amigos por onde se passa; da alegria da redescoberta do prazer da aventura, independente da idade; e da possibilidade de se ser livre e alegre, rompendo barreiras que existem apenas e tão somente em nossas mentes tão acostumadas à mediocridade.

Vi, ouvi e meditei sobre o assunto. Mudei a minha vida...
Maravilhoso personagem, esse tal de motociclista.
Muitas motos eu tive, mas jamais fui um verdadeiro motociclista, erro que, em tempo, trato agora de desfazer.

Mais que uma nova moto, a moto dos meus sonhos.
Mais que apenas uma moto, o rompimento dos grilhões que a mim impunham o medo e o preconceito e que por tanto tempo me impediram de desfrutar de tantas aventuras e amizades.
Quem sabe o tempo que perdi e as experiências que deixei de vivenciar.
Se antes olhava-os com estranheza, mesmo sendo proprietário de uma moto (mas não um motociclista) , vejo-os agora com profunda admiração e, quando não estou junto, com uma deliciosa pontinha de inveja.

O interessante, é que conheço pessoas que jamais possuíram moto, mas que estão em perfeita sintonia com o ideal motociclista.
Algumas chegam até mesmo a participar de encontros e listas de discussão, não que isto seja imprescindível ou importante. O que importa é a filosofia envolvida.
Hoje, minha garupa e eu, montados em nossos sonhos, planejamos, ainda timidamente, lances cada vez maiores, sempre dispostos a encontrar novos velhos amigos, que certamente nos acolherão de braços abertos.
Talvez, com um pouco de sorte, encontremos algum motorista que, em seu automóvel, note e ache estranho aquele personagem que, passando em uma motocicleta, com o vento no rosto, ainda que sob chuva ou frio, mostre-se alheio a tudo e feliz, exibindo um largo e incompreensível sorriso estampado no rosto.
Quem sabe ganharemos, então, mais um irmão motociclista para o nosso grupo.








domingo, 3 de julho de 2011

Fotos do Happy na Casa do Ir.'. Bonamigo.


EM FAMÍLIA.
Foi muito legal mesmo, não tenho outras palavras para relatar os momentos festivos da Facção Cascavel, proporcionados pelo Mano Bonamigo e família em sua casa na última quinta-feira.
Além disso o talento culinário do Ir.'. Osmarino premiou o evento com uma "supermegapower" sopa de agnoline acompanhada por excelente vinho colonial trazido, "lá do Rio Grande". Maravilhoso!!! Foi prazer incomensurável.
Aproveito pra agradecer e desejar um Feliz Aniversário  ao Osmar. É isso mesmo hoje (03/07/2011),  é aniversário do Bonamigo.     Também decidimos e  iniciamos naquele dia nossa campanha do agasalho que irá beneficiar o asilo municipal.
Todos estão convocados, vamos participar! Marcamos a data da entrega das doações no dia 16/07/2011, sendo que a ideia é irmos todos juntos (de moto é lógico) sendo que, as doações que serão levadas ao local em um carro de apoio.

Vamos fazer a nossa parte pessoal!!!

Jackson.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Happy Hour 30 de junho de 2011 - Casa do Mano Bonamigo - CAMPANHA DO AGASALHO

A todos os Bodes do Asfalto de Cascavel, e algum que porventura esteja em nossa cidade, estendo convite do Mano Bonamigo que nos presenteia cedendo sua casa para o happy da próxima quinta-feira dia 30/06 as 20 horas.
Contamos com a presença de todos os MotoBodes  e Cunhadas e Amigos pra aquecermos o frio juntos em momentos de Fraternidade e Alegria  onde aproveitaremos para falar sobre a Campanha do Agasalho que faremos em benefício do Asilo Municipal .
Endereço: Rua Afonso Pena, 2009 - Centro
                 Entre  Ruas Minas Gerais e Antonina.
                 Dúvidas: jack_sekula@hotmail.com

quarta-feira, 15 de junho de 2011

HAPPY HOUR 16/06/2011

Local: Martignoni Bier
Endereço: Rua Pio XII, 2809
Horário: 20 horas

Novo coordenador da facção Cascavel

O novo coordenador eleito para o período junho/2011 a junho/2012 é o bode Jackson Sékula.
Agradeço a todos os bodes e amigos dos bodes de Cascavel que participaram dos encontros, viagens e passeios.
Desejo ao mano Sékula sucesso na sua coordenação e coloco-me à disposição para colaborar.

William Nogata

quinta-feira, 9 de junho de 2011

HAPPY HOUR - 09/06/2011

RESTAURANTE DO ALEMÃO
Rua Marechal Rondon quase esquina com rua Rio Grande do Sul
Horário: 20:00 hs

ATENÇÃO PARA PAUTA DO ENCONTRO:
1- COSTELÃO NA CASA DAS MARINAS DO ADJUNTO
2- ELEIÇÃO DO NOVO COORDENADOR DE CASCAVEL

quinta-feira, 2 de junho de 2011

HAPPY HOUR - 02/06/2011

Local: PANTANEIRO BAR (sugestão do Sanches)
Endereço: Rua Paraná esquina com rua Pio XII
Horário: 20:00 hs

terça-feira, 24 de maio de 2011

HAPPY HOUR - 26/05/2011

Local sugerido pelo Sanches: RESTAURANTE DO ALEMÃO
Endereço: Rua Marechal Rondon, 2021 - Centro (quase esquina com rua Rio Grande do Sul)
Horario: 20 horas.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

HAPPY HOUR - 19/05/2011

Local: SANTO CANTO
End: Rua Pernambuco esq. com rua Jorge Lacerda
Horário: 20:00 hs

Manos desculpa a demora em divulgar no Blog.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

PARA REFLETIR


"Nos anos 1980 o psicólogo e professor Dan Kiley surpreendeu o mundo científico com a publicação do livro “Síndrome de Peter Pan”, no qual defendia a doentia incapacidade de alguns homens em crescer, no sentido do amadurecimento intelectual e comportamental. Segundo esta teoria (já aceita como doença), os homens com a tal síndrome têm dificuldade de aceitar que já entraram no mundo adulto e continuam se comportando como adolescentes, de forma irresponsável, rebelde e quase sociopata.

Bom, nem precisava escrever um livro, porque até a Eva já tinha percebido que o Adão e todos os homens que vieram a seguir nunca passaram dos 15 anos de idade!

Aquilo que as mulheres tanto detestam na mais evidente característica masculina e causa principal das eternas crises conjugais é também responsável pela fila cada vez maior nos hospitais e agências funerárias. Sim, quem me conhece sabe que não compartilho o tabu geral da mídia especializada ao tocar no tema morte. Motociclistas morrem sim.

Quando dava aulas de fotografia na faculdade de jornalismo costumava começar com uma pegadinha: qual a condição essencial para enxergarmos os objetos? A quase totalidade dos alunos respondiam “ter luz”. Então eu usava uma imagem comum nos filmes policiais: imagine que você está sendo interrogado em uma sala escura. À sua frente um detetive joga um facho de luz bem forte nos seus olhos, você será capaz de vê-lo? Não, obviamente, no entanto tem luz! A condição para vermos os objetos é que haja a reflexão da luz. A luz atinge o objeto que volta para meio e seus olhos podem vê-lo.

Hoje, no meu curso de pilotagem de moto SpeedMaster eu faço a pergunta: qual a condição essencial para um motociclista morrer? E as respostas são variadas, como imprudência, negligência, imperícia etc. Mas a resposta certa é apenas uma: a condição essencial para que qualquer pessoa morra é estar viva, apenas essa, mais nenhuma!

Mas é disso que muitos motociclistas esquecem: nós somos mortais!

A partir daí desenvolvi a teoria da Síndrome de Highlander, aquele personagem do filme do mesmo nome, que atravessa a história como imortal. Ele só morre se cortarem-lhe a cabeça. A imortalidade já foi tema de inúmeros livros, filmes e permeia a história da humanidade desde os primórdios. Um bom livro (e filme) a respeito é “Orlando”, de Virgínia Woolf.

O problema está na extrapolação da ficção para a realidade e pessoas agirem como se fossem imortais. É isso que vejo hoje em dia nos vários filmes na internet com motociclistas em motos esportivas pilotando a 300 km/h nas estradas como se fosse a coisa mais normal do mundo. Em um destes filmes pode-se ver o motociclista ultrapassando os carros pela direita a mais de 290 km/h e ainda por cima com a postura errada, equipamento inadequado e total ausência de técnica.

Pouca gente sabe, mas até para correr a 300 km/h na reta é preciso técnica, porque nós, pessoas, quando colocadas em cima da moto somos o pior apêndice aerodinâmico possível. 

E não pense que estou falando de filmes europeus ou americanos, onde começou esta mania, mas são imagens feitas no Brasil, em estradas bem perto de suas casas. 

Ah, doce adrenalina

A principal característica a Síndrome de Highlander é a prepotência, padrão de comportamento que transborda nos homens na faixa de 15 a 25 anos. É aquela famosa sensação de que as coisas ruins só acontecem com os outros. A fascinação pelo perigo vem daí e do fanatismo por histórias de personagens heroicos como Super-Homem e outros. 

Por isso o exército recruta jovens na faixa de 18 anos. Tem nada a ver com o vigor físico, porque um adulto de 30 anos pode ser mais bem preparado fisicamente do que um sedentário de 18. Na real é para aproveitar essa prepotência e mandar o moleque em direção ao campo minado porque ele tem certeza de que só os outros explodirão pelos ares.

Quando vejo essas imagens de motociclistas aparentemente adultos, muitas vezes esclarecidos, donos de empresas, bem posicionados financeiramente (uma moto destas custa mais de R$ 50.000) e até inteligentes não consigo entender em que parte da vida ele deu uma guinada de volta à adolescência.

Não é possível que um homem adulto, com dependentes à sua espera, com um futuro inteiro pela frente, muitas vezes calçado na competência profissional e intelectual seja capaz de se atirar numa estrada a 300 km/h disposto a matar ou morrer só pelo efêmero prazer da velocidade! 

É inaceitável que a bordo dessas motos estejam pessoas que dirigem uma empresa, que educam filhos, que controlam administrações públicas, mas que voltam à adolescência só para provar aos amigos que tem um brinquedo mais bacana ou é mais corajoso. Tenho a clara impressão de que no momento que este homem adulto veste o macacão de couro, luvas e botas ele incorpora o super-herói dos quadrinhos. O seu macacão é o equivalente à roupa do Super-Homem. Acorda, aquilo era ficção! A kryptonita do motociclista é o para-choque de um caminhão! 

Pode parecer inacreditável, mas eu, com toda experiência de 40 anos como motociclista, sendo 22 anos como piloto de competição e razoavelmente experiente morro de medo de correr na estrada! Meus amigos até brigam comigo porque sou muito lento para os padrões da maioria, mesmo quando estou montado em uma esportiva de 180 cavalos. Sem falar que odeio pagar multas. 

E não me venham com aquele papo de que quem compra uma moto esportiva quer acelerar tudo que ela dá porque isso é desculpa muito da esfarrapada. Eu tive arma de fogo por mais de 15 anos e nunca matei ninguém! Lembro de ter comprado a arma (um rifle de caça) porque a achei bonita, bem acabada e fácil de acertar os alvos que criava no sítio: latinhas de alumínio, garrafas pet e abacates. Mas vendi a arma porque concluí que seria incapaz de atirar em uma pessoa ou qualquer outro ser vivo.

Portanto é perfeitamente possível ter uma moto esportiva pela beleza das linhas, pela tecnologia, pelos aspectos mais diferentes, sem se deixar seduzir pela velocidade insana, em local inadequado.

Muitos psicólogos já tentaram definir esta necessidade que temos em competir com veículos em alta velocidade. Nenhuma destas teorias chegou nem perto da realidade, porque psicólogos não são pilotos. Mas Platão foi o que melhor definiu, ao dizer, quatro séculos antes de Cristo, que o sonho de todo homem é ser herói.

Os verdadeiros heróis são aqueles que perceberam a reles condição de mortais e decidiram curtir a velocidade de suas esportivas no local certo: na pista de corrida. Hoje já existem vários cursos de pilotagem específicos para motos esportivas em várias cidades, realizados em autódromos seguros. Também são feitos track-days para que o motociclista possa extravasar essa sanha por velocidade, sem correr o risco de levar mais algum inocente junto.

Durante uma corrida, ultrapassar um adversário é o momento mais sublime. É a prova de coragem a habilidade ao mesmo tempo. E melhor: está todo mundo vendo o seu feito heróico. Subir ao pódio e levar para casa um troféu é a recompensa pelo heroísmo. E vencer é a glória total que nos coloca efetivamente na condição de super-herói para todo mundo ver e respeitar. Então porque fazer isso na estrada onde poucos estão vendo e a maioria odiando aquilo?

Aliás, quando vejo estes filmes no youtube de motos a 300 km/h na estrada, não consigo achar o sujeito corajoso nem habilidoso, só vejo um louco sem noção. O melhor lugar para provar coragem e habilidade é na largada de uma corrida, com 15 motos na frente, mais 15 atrás e você ali no meio, com o coração a 220 bpm, pressão arterial em 18:12, encharcado de adrenalina, mas absolutamente excitante. Confesso a você leitor(a) que uma das situações mais difíceis de um piloto é parar de correr, porque a adrenalina vicia, mas como qualquer droga pode matar! "
________________________

Geraldo Tite Simões é jornalista, instrutor de pilotagem e ministra o Curso SpeedMaster de Pilotagem com apoio de Honda, Pirelli, Tutto e Shoei. www.speedmaster.com.br

HAPPY HOUR - 12/05/2011

Local: MANFREDO BAR E RESTAURANTE
End: Rua Presidente Bernardes, 2415 - Centro
Horário: 20:00 horas

quinta-feira, 5 de maio de 2011

CURSO DE MOTO SEGURANÇA

Data: 28/05/2011.
Local: MAXI HOTEL (HOTEL DA UNIPAR)
Ministrantes: Big Jorge (Curitiba) e Ulisses (Santa Catarina)

Endereço: rua Rui Barbosa, 566 - Jardim Cristal (em frente a faculdade)
Telefone: (45) 3327 1300
Horário: 8:30 as 12:00 e 13:30 as 17:00 horas
Programa: Curso teórico e prático.
Valor: R$ 45,00
Inscrição diretamente com Marcelo Dantas - dentedantas@uol.com.br

VAGAS LIMITADAS - 20 PESSOAS